A Quinta de Travassinhos resulta da recuperação de uma antiga casa de família oitocentista, de traços puramente transmontanos, cujo registo mais antigo encontrado é anterior a 1918.
Uma casa de campo que convida à descoberta daquela que é a mais antiga região demarcada do mundo, num ambiente de charme e conforto, proporcionando aos hóspedes a oportunidade de vivenciar uma maravilhosa estadia.
Conhecida como “A Quinta do Dr. Gonçalo”, antigo proprietário e Delegado de Saúde de Santa Marta de Penaguião ou, a “Quinta da Menina” filha de Gonçalo, herdeira da propriedade após a morte de seu pai, renasce em 2005 nas mãos da família de Miguel de Carvalho Monteiro.
Atualmente a casa possui 9 quartos, onde cinco deles pedem o nome emprestado a cada um dos vários proprietários da Quinta de Travassinhos: Quarto Carlota; Quarto Menina; Quarto Montanha; Quarto Gonçalo e Quarto Padre. Quatro deles vão buscar inspiração à envolvência duriense e às suas gentes.
As janelas de madeira maciça em guilhotina, rodapés, chão e peças de mobiliário que já faziam parte da casa misturam-se com a contemporaneidade, oferecendo o conforto necessário para um bem estar total.