RESTAURANTE
Querkum Restaurante
O Querkum Restaurante foi edificado a partir de umas ruínas anexas à casa mãe. Todos os pratos são confecionados à velha maneira transmontana, utilizando produtos sazonais, biológicos e de produção própria.
Também conhecida como “A Quinta do Dr. Gonçalo”por ter sido o Delegado de Saúde de Santa Marta de Penaguião ou, a “Quinta da Menina” filha de Gonçalo, que herdou a propriedade após a morte de seu pai.
Desde 2005 a casa está nas mãos da família de Miguel de Carvalho Monteiro . Após o seu falecimento a Quinta de Travassinhos passa a ser gerida pelo seu filho António Ricardo Triães Monteiro, que recebe a propriedade num estado de degradação avançada, uma vez que esteve sem qualquer tipo de intervenção ou mesmo utilização cerca de meio século.
Em 2017 o processo de reabilitação inicia-se no âmbito do PDR2020, sob a supervisão do Ministério da Cultura do Norte – DRCN. O projeto de reabilitação finda em 2022.
Atualmente a casa possui 9 quartos, todos temáticos e sustentavelmente concebidos, respeitando a história e a traça das casas durienses. Neles, pode-se observar detalhes de “boiserie” feitos à boa maneira artesanal.
As janelas de madeira maciça em guilhotina, rodapés, chão e peças de mobiliário que já faziam parte da casa que se misturam com a contemporaneidade oferecendo o conforto para um total bem estar.
As áreas sociais são amplas e espaçosas e realçando-se na receção o piano, onde a “menina” (filha e herdeira de Gonçalo) tocava e onde estão expostas as suas partituras.
Também conhecida como “A Quinta do Dr. Gonçalo”, por ter sido o Delegado de Saúde de Santa Marta de Penaguião ou a “Quinta da Menina”, filha de Gonçalo, que herdou a propriedade após a morte do seu pai.
Desde 2005 a casa está nas mãos da família de Miguel de Carvalho Monteiro. Após o seu falecimento, a Quinta de Travassinhos passa a ser gerida pelo seu filho, António Ricardo Triães Monteiro, que recebe a propriedade num estado de degradação avançada, uma vez que esteve sem qualquer tipo de intervenção ou mesmo utilização, durante cerca de meio século.
Em 2017 o processo de reabilitação inicia-se no âmbito do PDR2020, sob a supervisão da Direção Regional da Cultura do Norte – DRCN, sendo o projeto de reabilitação findo em 2022.
Atualmente a casa possui 9 quartos, todos temáticos e sustentavelmente concebidos, respeitando a história e a traça das casas durienses. Neles, podem-se observar detalhes de “boiserie” feitos à boa maneira artesanal.
As janelas de madeira maciça em guilhotina, rodapés, chão e peças de mobiliário que já faziam parte da casa misturam-se com a contemporaneidade, oferecendo o maior conforto para um bem estar total.
As áreas sociais são amplas e espaçosas, realçando-se na receção o piano, onde a “menina” (filha e herdeira de Gonçalo) tocava e onde estão expostas as suas partituras.
Também conhecida como “A Quinta do Dr. Gonçalo”por ter sido o Delegado de Saúde de Santa Marta de Penaguião ou, a “Quinta da Menina” filha de Gonçalo, que herdou a propriedade após a morte de seu pai...
LER MAISO Querkum Restaurante foi edificado a partir de umas ruínas anexas à casa mãe. Todos os pratos são confecionados à velha maneira transmontana, utilizando produtos sazonais, biológicos e de produção própria.
Quando Miguel de Carvalho Monteiro adquiriu a Quinta de Travassinhos, tal como a casa, as vinhas encontravam-se em completo abandono. Em 2013 a vinha foi renovada, cultivando-se castas selecionadas e nobres do Douro. Os brancos – Viosinho, Gouveio e Códega de Larinho; as tintas - Touriga nacional e Tinto Roriz.
Dos lagares onde durante quase dois séculos se depositou e pisou as uvas para fazer o vinho, encontra-se agora um SPA com águas quentes e tépidas, onde os hóspedes poderão desfrutar de um banho relaxante.
A Quinta de Travassinhos é uma unidade agrícola familiar e situa-se em dois concelhos e duas freguesias onde 4 marcos antigos as delimitam. Castanheiros, medronheiros, carvalhos, esquilos, javalis, raposas, pica-paus, furões, toupeiras, milhafres, corvos entre outros compõem a diversidade da fauna e da flora da Quinta. Vários trilhos e caminhos pedonais poderão ser percorridos durante aproximadamente 2h. Quando chega o outono as matas pintam-se de cor e o verde dá origem aos tons quentes tão próprios desta época. No inverno colecionam-se cogumelos. Com a chegada da primavera o verde e as flores espontâneas reaparecem enchendo-as de vida e alegria.
A Quinta de Travassinhos tem uma exploração de caprinos da raça Bravia, raça autóctone do norte de Portugal. Esta exploração iniciou-se em 2015 com o objetivo de os animais desbravarem as diferentes espécies infestantes que proliferavam na Quinta. Em 2018 a quinta de Travassinhos foi convidada pela associação Ancabra (associação representativa da raça bravia) a participar no Concurso Anual de Raça Bravia. A Quinta de Travassinhos participou com 5 fêmeas e um macho, onde o bode “Afonso” arrecadou o 1o prémio de melhor bode da raça.